Visitas

PUB

sábado, 21 de maio de 2016

O Palácio da Pena

O Palácio da Pena - Sintra







Lá, no alto do Monte da Lua (serra de Sintra), ele vigia o horizonte, indiferente ao que se passa na vida dos homens. Com a sua beleza deslumbrante, que parece tirada de um conte de fadas. Outrora uma fortaleza intransponível, contra invasores que tentaram adquirir seus tesouros... O Palácio da Pena, em Sintra!


Perceptiva fotográfica aos pés do "Guardião Guerreiro".




O "Guardião Guerreiro", do Palácio.




Mais de perto...



As duas torres, com o famoso Tritão ao fundo, por cima da porta.
Fotografias de: João Chambel By, Sony DSC-HX60





Quase todo o Palácio assenta em enormes rochedos, e a mistura de estilos que ostenta (neogótico, neomanuelino, neo-islâmico, neo-renascentista, com outras sugestões artísticas como a indiana) é verdadeiramente intencional, na medida em que a mentalidade romântica do século XIX dedicava um fascínio invulgar ao exotismo. (Wikipédia)

Estruturalmente o Palácio da Pena divide-se em quatro áreas principais:

A couraça e muralhas envolventes (que serviram para consolidar a implantação da construção), com duas portas, uma das quais provida de ponte levadiça;

O corpo, restaurado na íntegra, do Convento antigo, ligeiramente em ângulo, no topo da colina, completamente ameado e com a Torre do Relógio;

O Pátio dos Arcos frente à capela, com a sua parede de arcos mouriscos;

A zona palaciana propriamente dita com o seu baluarte cilíndrico de grande porte, com um interior decorado em estilo cathédrale, segundo preceitos em voga e motivando intervenções decorativas importantes ao nível do mobiliário e ornamentação em geral.



Sem comentários:

Enviar um comentário