Visitas

PUB

domingo, 5 de julho de 2015

Convento e Igreja Madre de Deus

Convento e Igreja Madre de Deus








Já vi muitas igrejas, conventos e monumentos semelhantes, mas, nunca tinha visto nada igual a esta beleza de igreja, a igreja Madre de Deus. Igreja repleta de talha dourada, pinturas, painéis de azulejos e de uma beleza inigualável, onde o barroco está presente. Hoje é parte integrante do Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.


A bonita Igreja alberga um interessante Portal Manuelino com os brasões do rei D. João II e de D. Leonor, contudo o corpo da Igreja data já do século XVIII, encontrando-se revestida por azulejos barrocos azuis e brancos e decorada com talha dourada. 

O Convento alberga ainda a bonita Capela Árabe, com um tecto mudéjar de grande beleza. 









 Tecto


Cúpula 




















         Fotografias de: João Chambel  - Fotografias em HDR, SONY  DSC-HX60



O Convento da Madre de Deus, outrora pertença da Ordem de Santa Clara, fica situado na zona oriental de Lisboa, e aloja actualmente o Museu Nacional do Azulejo. Mandado construir em 1509 pela Rainha D. Leonor, mulher do Rei D. João II, só cerca de 1550 é construída a actual igreja da Madre de Deus, por ordem do Rei D. João III, sendo posteriormente decorada já nos reinados de D. Pedro II, D. João V e D. José, entre finais do século XVII e meados do século XVIII.

Neste templo, a talha e os azulejos constituem um dos melhores exemplos do Barroco em Portugal.








Neste meu pequeno vídeo, dá para ver um pouco desta beleza Conventual.

Sem comentários:

Enviar um comentário